Jornal Lance RJ - Rua Estrela

Rio de Janeiro/RJ
2014
 
Projeto de Retrofit 

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique Mindlin Associados

Arquitetura e Planejamento Ltda

Edifício existente

O edifício existente ocupa um lote de 620m², preservando recuos das divisas apenas nas fachadas frontal e fundos. A edificação é composta por 8 pavimentos: Térreo, Pilotis, Pav. Tipo (1º ao 5º) e cobertura, sendo este último destinado a áreas técnicas (Casa de máquinas elevadores, Casa de máquinas incêndio e reservatório).  Possui estrutura em concreto armado e fechamentos em alvenaria nas fachadas laterais (empenas), fechamento em vidro estruturado em montantes de alumínio na fachada frontal e alvenaria (peitoril) com janelas de alumínio/vidro na fachada de fundos. Possui três áreas de estacionamento sendo 2 descobertas (frente e fundos) e uma coberta no pavimento Pilotis. O acesso (pedestres e veículos) é realizado exclusivamente pela sua fachada frontal (Rua Estrela). A circulação vertical é promovida através de uma escada enclausurada, dois elevadores e uma rampa para veículos ligando o nível térreo ao pavimento Pilotis e a área de estacionamento descoberto nos fundos do lote.

 

Proposta de adaptação

O projeto de adaptação do edifício existente mantêm a volumetria original com apenas dois  acréscimos de área construída. O primeiro é no pavimento de cobertura que passa a abrigar um salão e estúdio de TV além das área técnicas existentes, o segundo é uma escada metálica com fechamento em vidro inserida em parte da área de projeção do prisma de iluminação/ventilação do edifício. As demais alterações restringem-se a reestruturação das áreas internas.

O pavimento térreo abrigará uma área de estacionamento, loja comercial, acesso e áreas de apoio (depósito de lixo, refeitório, vestiários dentre outros). O pavimento Pilotis manterá a área de estacionamento, com um pequeno acréscimo de sua área em virtude da demolição do antigo refeitório, uma sala de reunião com a possibilidade de divisão em duas áreas através de divisórias articuladas e áreas de apoio como sanitários e copa. Os pavimentos tipo (1º ao 3º) serão destinados a locação pelo cliente que ocupará o 4º  e 5º pavimento com áreas de escritório. A cobertura passará a abrigar um salão multiuso e um estúdio de TV.