HMA | Henrique Mindlin Arquitetura
HMA | Henrique Mindlin Arquitetura
HMA | Henrique Mindlin Arquitetura
HMA | Henrique Mindlin Arquitetura

"O projeto, desde a escolha do partido até a elaboração do mínimo detalhe é o resultado de um contínuo trabalho de equipe. Isso implica em que todos os que dele participam sintam a completa liberdade para exprimir as suas opiniões e suas objeções num terreno de cooperação efetiva no qual o objetivo não é a glorificação individual, e sim a obra de arquitetura."

Henrique Ephim Mindlin (1911-1971)

 

Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento Ltda é um escritório dedicado exclusivamente as atividades de planejamento e projetos de arquitetura, interiores, restauro, urbanismo e consultorias relativas a estas especialidades.

 

O escritório mantém rigorosa independência profissional, e não tem vínculos comerciais com nenhuma firma construtora ou de fornecimento de materiais para a indústria da construção. A pessoa jurídica foi constituída em 1964 incorporando e reunindo os escritórios dos arquitetos Henrique E. Mindlin e Giancarlo Palanti, e ainda associando os arquitetos Walmyr Lima Amaral, Marc Demetre Foundoukas e Walter Lawson Morrison. Posteriormente, os arquitetos Pedro Augusto Vasques Franco e Luiz Carlos Rodrigues Machado associaram-se a firma, passando a fazer parte de sua Diretoria. Atualmente seus sócios são os arquitetos Pedro Augusto Vasques Franco e Rubens Biotto que juntos detêm a totalidade do capital registrado. O arquiteto Walmyr L. Amaral ocupa presentemente a função de Sócio-Conselheiro.

 

As ideias centrais que nortearam a fundação da firma são cada vez mais nítidas. Arquitetura e urbanismo ou planejamento, são atividades abrangentes demais para serem totalmente dominadas por um só profissional.  Contratos e projetos, bem como as operações de um escritório não devem ficar na dependência da presença ou mesmo da sobrevivência de um único profissional. Frente a estas colocações, o escritório baseou sua organização na experiência e aptidões dos titulares que o compõe, na certeza de que esta é a melhor solução para garantir qualidade e continuidade de atuação profissional.

 

Na prática do desenvolvimento dos trabalhos, os titulares participam ativamente em maior ou menor grau, em todos os projetos e em todas as suas fases, desde a análise e a conceituação inicial até o acompanhamento das obras resultantes.  Os entendimentos com o cliente ficam sempre a cargo de um titular, permitindo respostas mais rápidas e interpretações mais sensíveis à verdadeira natureza das necessidades do mesmo.

 

No desenvolvimento de programas e projetos, a força técnica é dimensionada conforme a carga de trabalho.  Nos casos de maior envergadura, é designado um arquiteto coordenador com experiência apropriada e montada uma equipe independente exclusivamente para a execução do serviço, mantendo-se, porém, a responsabilidade dos titulares, já delineadas.

 

 

 

Filiações: 

IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo

AsBEA – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura