Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Núcleo Regional de Competência em Petróleo PUC/RJ
Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Núcleo Regional de Competência em Petróleo PUC/RJ
Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Núcleo Regional de Competência em Petróleo PUC/RJ
Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Núcleo Regional de Competência em Petróleo PUC/RJ
PUC-RJ NRCP
Rio de Janeiro/RJ
2007
Projeto construído
EQUIPE ARQUITETURA:
Henrique Mindlin Associados S/A
Arquitetura e Planejamento.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Área Total Construída: 13.220m²
PUC-RIO, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro/RJ
O Edifício foi especialmente projetado para as atividades de pesquisa e desenvolvimento de temas de interesse da PETROBRAS, destinado a Professores, Doutores, Pesquisadores, Técnicos e pessoal da Universidade PUC-Rio.
A construção foi executada no Campus da Universidade, em área próxima ao Ginásio de Esportes; e adota as melhores técnicas de projeto e construção, obedecendo integralmente às legislações Municipal e Estadual e ao Plano de Massas da PUC-Rio (no que se refere à ocupação do espaço urbano inserido no zoneamento do Bairro da Gávea).
A edificação é composta de subsolo, piso térreo em pilotis, e sete pavimentos tipo para salas e laboratórios; possui ocupação racional para se obter uma maior integração entre as diversas redes temáticas e a maior eficiência no desenvolvimento dos trabalhos que ali serão realizados. Para a definição dos espaços, adotou-se o módulo arquitetônico de 1.25m x 1.25m, mais adequado ao dimensionamento dos espaços de trabalho e locação das divisórias internas; facilitando futuras alterações de layout, na medida em que todas as instalações de tomadas, lógica, iluminação e ar condicionado são distribuídos em função da modulação proposta.
As prumadas de circulação vertical foram localizadas na área central do edifício, atendendo as duas alas de maneira direta, minimizando as circulações e facilitando a divisão de setores de laboratórios solicitados no programa.
Encontram-se também na parte central do bloco o conjunto de sanitários, copa, escada, sistemas hidráulico, elétrico e de telecomunicações, facilitando a sua distribuição nos pavimentos tipo.
O volume prismático resultante permite leituras múltiplas, na medida em que as fachadas Norte e Oeste foram tratadas de maneira especial; com recuos das empenas envidraçadas e elementos metálicos suspensos formando brises horizontais, e criando áreas de sombreamento. Foi previsto no detalhamento das esquadrias de alumínio, proteção acústica e vidros laminados serigrafados.
O projeto de arquitetura contém os seguintes conceitos de sustentabilidade:
Forma e Layout:
-
Flexibilidade: facilidade na reestruturação interna;
-
Elasticidade: capacidade de extensão;
-
Evolutividade: capacidade de integrar inovações técnicas;
-
Neutralidade: aceita mudanças de uso.
Eficiência Energética
-
Captação de águas pluviais para reuso;
-
Sistema de ar condicionado utilizando unidades resfriadoras, possibilitando o controle de temperatura relativo aos ambientes atendidos;
-
Projeto de iluminação elétrica setorizado e complementar da iluminação natural.
Laboratórios
Edifício garagem:
Visando facilitar o funcionamento do NRCP e atendendo às posturas municipais e ao Plano Diretor da PUC-Rio, foi prevista a construção de Edifício garagem com subsolo e cinco pavimentos, totalizando 8.000m² de área construída e 283 vagas.