HMA | Jornal O Dia
HMA | Jornal O Dia

Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Amplaição Paque Gráfico Jornal O Dia

press to zoom
HMA | Jornal O Dia
HMA | Jornal O Dia

Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Amplaição Paque Gráfico Jornal O Dia

press to zoom
1/1

Jornal O Dia - Ampliação Parque Gráfico

Rio de Janeiro/RJ 
1997
 
Projeto construído

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique Mindlin Associados S/A
Arquitetura e Planejamento.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

 

Área Total Construída: 5.156m².

Av. Dom Helder Câmara (Antiga Av.Suburbana), 164, Benfica, Rio de Janeiro/RJ

 

Podemos considerar este projeto um exemplo bem sucedido na questão de planejamento e faseamento de obra, que se iniciou com a elaboração do plano diretor e projeto inicial datado de 1990, até a concretização de sua expansão, passando pelas fases que foram estabelecidas naquele período. Com este crescimento fechamos o ciclo de atuação, onde podem ser avaliadas todas as etapas implantadas e concluídas, de maneira positiva. O novo edifício possui 5.156m² de área construída.

 

Esta fase final consiste na locação de novas rotativas de última geração “New Liner” com doze torres mais duas dobradeiras com previsão ainda, de serem instaladas mais quatro torres adicionais. A linha existente de rotativas foi alongada até o limite do terreno com seis torres mais uma dobradeira e criou-se uma linha paralela com o mesmo número destas. A expedição foi aumentada na mesma proporção das rotativas, e as docas passaram a contar com disponibilidade de mais oito caminhões.

 

No nível térreo foi locado um novo depósito de tintas, preparo e estoque de bobinas, ar comprimido e umectação. No segundo pavimento estão locadas as impressoras, dois “Quiet Rooms”, sala de chapas, painéis elétricos e transformadores. A cobertura foi toda feita em telhas de alumínio com isotermia. As características arquitetônicas seguem as já existentes, com detalhamento e materiais na medida do possível iguais aos já especificados anteriormente. A diferença de cerca de 2m de altura a mais no salão das rotativas, se deve ao fato de que estas novas torres são mais altas que as anteriores; porém a composição de volumes do conjunto não é prejudicada, ao contrário vem acrescentar na volumetria geral da obra.