Associação Religiosa Israelita

Rio de Janeiro/RJ
1958
 
Projeto construído

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique Mindlin Associados S/A e Giancarlo Palanti & Arquitetos Associados

 

Rua General Severiano, 170 - Botafogo, Rio de janeiro/RJ

 

O projeto trata-se de um conjunto integrado de sinagoga, capela, salão para reuniões da comunidade e festas, salas de aulas, serviços administrativos e áreas técnicas necessárias.

O conjunto localiza-se em área pouco adensada, mostrando na sua ocupação algumas edificações multifamiliares, colégios e uma grande predominância de comércio típico de bairro.

O terreno de aproximadamente 1.300m² tem acesso por dois logradouros (fachada frente e fundos) havendo entre ambos um desnível de aproximadamente 10m, integrando-se paisagisticamente aos jardins que compõem o belvedere do morro do Pasmado.

Para atender o programa e tendo em vista as dimensões e características do terreno, o salão de festas (400 pessoas) está localizado no embasamento, e a sinagoga (600 lugares), no 1º pavimento.

O acesso principal é por uma escadaria nobre que atinge o foyer no 1º pavimento, espaço comum ao salão de festas e a sinagoga.

Os demais serviços estão localizados em um bloco de 6 pavimentos ao longo da fachada posterior, acessível por rampas laterais ao salão de festas.

O volume de bloco de serviços em conjunto com a colunata do pórtico, criam os elementos volumétricos e estruturais que sustentam a cobertura de cabo de aço que, na sua curvatura, evoca as tendas das primitivas tribos judaicas.