top of page

Hotel Intercontinental RJ

Rio de Janeiro/RJ
1971
 
Projeto construído

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique Mindlin Associados S/A

Arquitetura e Planejamento.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

 

Área Total Construída: 31.500m²;

 

Avenida Prefeito Mendes de Moraes, 222 – São Conrado, Rio de Janeiro, RJ.

 

Situado na praia de São Conrado, ao lado do Gávea Golf Club, o hotel foi projetado tendo em vista uma futura ampliação. Inicialmente possuindo 485 unidades, o projeto prevê a construção de mais 180 quartos na lâmina. As áreas públicas e de serviço já se encontram dimensionadas para suportar um total de 665 unidades.

 

Em um terreno de 27.500m², o edifício totaliza 31.500m² de área construída distribuídos em um subsolo, térreo, e quinze pavimentos-tipo. Cada pavimento possui 32 unidades com varanda; três suítes foram projetadas nos últimos andares, os quais são servidos por quatro elevadores de hóspedes e dois de serviço, além de duas escadas. No partido adotado para o bloco, em forma de lâmina, os quartos ficaram dispostos dos dois lados do corredor, com posicionamento perpendicular à praia, permitindo assim que todos usufruam a vista para o mar.

 

O terreno é separado da praia pela Avenida Litorânea e, para minimizar o efeito do intenso tráfego local e criar privacidade para os ambientes de lazer do hotel, o térreo foi situado a 2metros acima do nível das ruas.

 

No lobby do pavimento térreo localizam-se os dois acessos principais: um deles destina-se aos hóspedes, e o outro ao público que utiliza os salões de reuniões. Sendo assim, esses últimos com a entrada independente, operam sem interferir nas áreas normalmente utilizadas pelos hóspedes do hotel.

 

No térreo encontram-se também os restaurantes, bar, salões de reuniões, de festas para 1.250 pessoas, de estar e lojas. A cozinha por sua vez situada no centro desse pavimento, tem sua função otimizada servindo diretamente aos restaurantes e salões, além de estar conectada à prumada de elevadores para atender ao serviço de quartos.

 

Na parte externa, em meio a jardins e gramados projetados por Burle Marx, foram dispostos vinte apartamentos – cabanas em torno da área das piscinas, e uma área de estacionamento para duzentos carros.

No subsolo, além dos compartimentos de equipamentos e de serviços gerais, estão a discoteca, sauna, barbearia, salão de beleza, áreas administrativas e vestiários para os hóspedes que utilizam as piscinas ou a praia.

bottom of page