top of page

Casa de Campo - Lauro de Souza Carvalho

Samambaia - Petrópolis/RJ 
1955
 
Projeto construído

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique E. Mindlin.

O terreno onde a casa foi construída está localizado na entrada da Fazenda Samambaia, onde se encontram as residências de Brandi e Lota Macedo Soares, e se estende para o leste em uma ravina por onde corre o Rio Piabanha, formando uma estreita cascata no seu curso em direção a Petrópolis. A casa, implantada transversalmente ao vale, desfruta de paisagens marcantes em ambos os lados: o rio, de um lado, e, do outro, uma composição com o vale e montanhas, que se estendem ao fundo.

A área de estar, que inclui as salas de estar, jantar e jogos, é conectada ao jardim pelo terraço frontal e protegida, em sua fachada oposta ao jardim, por uma varanda espaçosa, localizada acima da garagem, oferecendo um espaço equilibrado. Abaixo da ala dos quartos, localizada ao longo depressão do vale, estão situadas as áreas de serviço e apoio da casa, estando estes no mesmo nível da garagem.

Os elementos contrastantes do objeto arquitetônico - a estrutura em concreto, as paredes em alvenaria, expostas ou revestidas, os acabamentos em madeira, o telhado e a composição de cores – são usados para acentuar a falta de convencionalismo, permitindo um cenário adequado para o descanso.

O jardim, construído posteriormente a casa, foi planejado por Burle Marx.

bottom of page